campanha
Restaurante Irmã Zoé

UETO inaugura sede própria

jjfgjfgjTEÓFILO OTONI – Nesta sexta-feira (29), a União Estudantil de Teófilo Otoni promoveu a inauguração da sua sede própria localizada à Rua Manoel Dantas, no Bairro Grão Pará (próximo á Praça de Esportes). Na oportunidade, diversas lideranças locais, com destaque para o prefeito Getúlio Neiva (PMDB), o presidente da Câmara Municipal, vereador Northon Neiva (PMDB), e demais parlamentares como Thalles Contão (PT), Daniel Sucupira (PT), Renan Pereira (PDT), Gilson Dentista (PP), e ainda representantes da ACE, Viação Vale do Mucury, representada pelo empresário Rômulo Maciel, instituições de ensino, como  a UFVJM, Instituto Federal, UNIPAC, DOCTUM, escolas da rede pública, municipal e particular, e sociedade civil, prestigiaram o evento.

Em sua fala, o presidente da UETO, Felipe Lemos, agradeceu a todos os envolvidos na concretização do sonho, hoje realidade de, após 62 anos, a União Estudantil erguer sua tão esperada sede própria.

“É um momento muito importante para a classe estudantil, para a sociedade teófilo-otonense que a sede da UETO, maior entidade de representação estudantil da nossa região, entidade que completa este ano 62 anos tenha a sua sede própria. É um espaço onde irá atender a classe estudantil, mas também será um espaço que abrigará o Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, bem como, a Academia de Letras, ou seja, será um espaço que vamos unir juventude, história e cultura. Ficamos muito felizes em chegar ao final desse mandato com o compromisso cumprido de dar uma sede a essa entidade. Nos sentimos contemplados, e não só feliz pela inauguração da sede, mas, por poder reunir tanta história em um único lugar, pessoas que marcaram a União Estudantil, fizeram parte da UETO e que deram sua contribuição para a cidade. Foi um momento muito importante que entrará para a história de Teófilo Otoni. Esse protagonismo sempre deve estar presente, e esperamos que a UETO siga o seu caminho defendendo a classe estudantil”, afirmou.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, vereador Northon Neiva, ratificou a importância da UETO para o município, e consequentemente, para os jovens de Teófilo Otoni.

“Devemos enaltecer o papel da União Estudantil em nossa cidade, das conquistas por meio dos estudantes, e a participação dessas pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para que eles pudessem ter um alcance social e educacional. Participamos nesta sexta-feira da inauguração da sede própria da União Estudantil, que a Câmara Municipal acreditou, e a Prefeitura fez sua parte doando o terreno, e em tempo recorde foi construído esse belíssimo prédio, que também abriga a Academia de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, sempre parceiras da Câmara Municipal”, destacou.

O vereador Thalles Contão lembrou do início dos trabalhos que resultaram na construção da sede própria da União Estudantil.

“No mês de abril do ano passado eu estive com o presidente da UETO, Felipe Lemos, no

gabinete do prefeito Getúlio Neiva e solicitamos a ele um espaço na cidade para construção da sede própria da União Estudantil. Na oportunidade, o prefeito nos disse que iria fazer um levantamento de patrimônios públicos e escolher um dos melhores terrenos para construção da sede da União Estudantil. Foi feito esse levantamento com a equipe técnica de arquitetura da Prefeitura e o melhor local que nós escolhemos em consonância com o município que tinha a área para doar era aqui no Grão Pará, próximo à Praça de Esportes. Um local que se mostrou bem próximo do almejado, por se tratar de um ponto onde há concentração de jovens, estudantes, que já conhecem o espaço local. Ao meu pedido foi enviado o projeto do Executivo a Câmara Municipal, oportunidade em que todo os meus colegas vereadores aprovaram, e estamos nesta sexta-feira para inaugurar a sede da União Estudantil. A Prefeitura doou o terreno, a UETO tinha o recurso em caixa que foi adquirido com a venda de um imóvel, e que foi utilizado nas obras. Foi um ganho para Teófilo Otoni, para a cidade e toda a área estudantil, e hoje, temos que frisar que a UETO agrega a Academia de Letras Teófilo Otoni e o Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri. Estamos aqui para inaugurar essa conquista que é o marco para a cidade, União Estudantil e estudantes de Teófilo Otoni”, disse.

A presidente da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), Elisa Augusta, também destacou o empreendimento, ressaltando a importância da direção da UETO, na pessoa do presidente Felipe Lemos, para efetivação do espaço destinado á Academia.

“Essa é uma realização de um sonho. A Academia de Letras vai comemorar 15 anos de existência em Teófilo Otoni e não tínhamos um espaço, mas agora conseguimos por meio da UETO a possibilidade de levar cada vez mais a Academia a promover mais eventos na cidade. Nossa proposta é justamente divulgar esse espaço da Academia de Letras, bem como, do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri para os jovens”, afirmou.

A senhora Iris Soriano Miglio, vice presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri ratificou o papel da entidade em estreitar o laços com jovens de Teófilo Otoni, proporcionando uma troca, inteiração junto ao público e fortalecimento da história local dentro deste protagonismo juvenil proporcionado pela União Estudantil.

“O Instituto Histórico está hoje com uma sala dentro da UETO, e vamos conviver com a classe estudantil de Teófilo Otoni, onde nós, o Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, faremos com que a mocidade, os jovens de Teófilo Otoni se interessem ainda mais pela história da nossa cidade. Nós temos tido um ótimo acolhimento desses jovens, e a nossa expectativa é muito boa. Nada melhor do que estar perto da juventude, do que dividir o espaço no mesmo prédio que a UETO, que nos proporcionou esse momento”, finalizou.

Compartilhe :