campanha
Restaurante Irmã Zoé

UFVJM e 15ª RPM promovem ‘Encontrão de Mulheres do Vale do Mucuri’

Dispositivo de honra do evento
Dispositivo de honra do evento

 TEÓFILO OTONI – Na última semana foi realizado o 1º Encontrão de Mulheres do Vale do Mucuri. O evento representou o ponto de partida oficial de uma agenda de realização de oficinas e mobilizações de instituições e sociedade civil voltados para a questão das mulheres no Vale, relacionada à violência doméstica e familiar, bem como, as políticas públicas voltadas para as mulheres. A iniciativa da realização do I Encontrão partiu do resultado da junção de duas propostas. Por um lado, o projeto de extensão da UFVJM, denominado “Observatório dos Direitos da Mulher”, coordenado pela professora Claudilene Ramalho, de outro, o projeto aprovado junto à Associação Feminina de Assistência Social e Cultura – AFAS, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica – PPVD, da Polícia Militar, intitulado “Na realidade que a gente quer, não tem violência contra a mulher” do 19º BPM/15ª RPM.

Policiais militares que participaram do 1º Encontrão de Mulheres do Vale do Mucuri
Policiais militares que participaram do 1º Encontrão de Mulheres do Vale do Mucuri

Participaram do evento aproximadamente 276 pessoas de diversos segmentos da sociedade, como o prefeito eleito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, o deputado estadual, Jean Freire, a Promotora de Justiça, Nelma Mattos, o vice-reitor da UFJVM, Cláudio Eduardo, Valéria Cristina, Pró Reitora de Extensão e Cultura da UFVJM e Coordenadora do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar – GEPAF, tenente Warlice, representando o Comandante da 15ª Região de Polícia Militar, Maria Helena Costa Salim, Superintendente de Ensino, Rízia, do Movimento de Mulheres Rurais – FETAEMG, Janice Tameirão da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social – SEDESE, Maria dos Anjos (Liota) do Instituto Cidadania, Antonioni Freire do Instituto Direitos Humanos e de 17 policiais militares estaduais femininas lotadas no município.

Parte do público durante o evento, que contou com a presença de várias autoridades municipais e acadêmicos
Parte do público durante o evento, que contou com a presença de várias autoridades municipais e acadêmicos

O evento teve como palestrante oficial Benilda Regina de Paiva Brito do Instituo Direitos Humanos, Movimentos de Mulheres Negras e membro da ONU Mulheres, que explanou sobre “Os direitos da Mulher na conjuntura atual”. Concomitante a esta atividade, teve a apresentação “Ciranda”, coordenada pelo Levante Popular da Juventude, para o cuidado com as crianças das mães participantes. Houve ainda momentos de depoimentos motivadores, apresentação cultural do batuque das mulheres de Ouro Verde de Minas, abertura com lindas canções representadas pela cantora e produtora cultural Beatriz, performance corporal da bailarina Carolina.

A tenente Warlice, representando o Comandante da 15ª Região de Polícia Militar, em sua fala, disse que é importante essa parceria da PM com a sociedade, unindo forças em prol da segurança pública, bem como, é importante a participação nesses eventos para que a instituição possa sentir os anseios e as necessidades das outras instituições em relação à temática da Violência Doméstica e Familiar, para aprimorar o desempenho no atendimento à sociedade.

 

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias