campanha
Restaurante Irmã Zoé

UFVJM é obrigada a matricular estudante pardo egresso do SESC/RJ aprovado em Medicina pelo sistema de cotas

UFVJM de Teófilo Otoni deve matricular estudante egresso do SESC aprovado em medicina pelo sistema de cotas.

A decisão foi proferida pela Vara Federal de Teófilo Otoni após a matrícula do estudante ser indeferida quando identificado que estudou no colégio SESC.

O juiz federal atuante em Teófilo Otoni entendeu de forma liminar que as instituições do sistema S de ensino tem natureza paraestatal, ou seja, apesar de possuir natureza jurídica privada, por serem filantrópicas, não distribuem os lucros e equiparam-se a instituições públicas.

Os advogados responsáveis pelo Mandado de Segurança Pedro Araújo e Lorena foram procurados pelo Jornal Diário e afirmaram que “o indeferimento da matrícula é uma afronta as decisões mais recentes dos tribunais superiores, que se posicionam desta forma há vários anos”. E ainda afirmaram que “arbitrariedades cometidas pelos órgãos públicos devem ser combatidas pelo poder judiciário, que amparam legalmente os estudantes”.

A decisão foi proferida mas a UFVJM ainda não se manifestou acerca do assunto e não convocou o estudante até o presente momento, estando dentro do prazo emitido pelo magistrado.

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Últimas Notícias

Condutores reclamam de buraco mal fechado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas Motoristas e moradores de Teófilo Otoni têm manifestado insatisfação com um buraco deixado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias da cidade. O problema está localizado nas imediações do Mercado Municipal, em uma área de asfalto recentemente renovado. De acordo com os condutores, o buraco, que surgiu após uma intervenção da companhia, não foi devidamente fechado, causando transtornos e lentidão no tráfego da região. “É uma via de grande movimento, e um problema como esse pode causar danos aos veículos e até acidentes”, comentou um motorista local. Outro morador realçou o perigo da situação, ao comentar que um motociclista caiu recentemente no local. A Avenida Getúlio Vargas é um importante corredor urbano de Teófilo Otoni, conectando diversas áreas da cidade e servindo como rota principal para o comércio e serviços. A situação agrava-se pelo fato de o local ter recebido melhorias recentes no pavimento, o que, segundo moradores, torna o problema ainda mais frustrante. Os motoristas pedem providências urgentes por parte da Copasa para que o reparo seja concluído adequadamente, restabelecendo a segurança e a qualidade do trânsito na região. Até o momento, não há informações sobre um prazo para a solução do problema.