Este sábado (06) é o ultimo dia para filiações partidárias antes das eleições de outubro, para vereador, prefeito e vice-prefeito. Quem for disputar o pleito tem de correr. E a movimentação nos bastidores tem mexido com a classe política, envolvendo filiações inesperadas de última hora, desfiliações, “traições”, e partidos pinçando nomes que já estavam em determinada sigla no apagar das luzes da última janela eleitoral.
Em Teófilo Otoni verdadeiros grupões da morte estão sendo formados para vereador. O número de partidos plenamente na disputa caíram (atualmente o país conta com cerca de 30 partidos, mas em torno de 10 estão plenamente no certame).
Veja, por exemplo, a formação do PSB na cidade.
1. Oséias Lopes
2. Deley de Topázio
3. Branquinho
4. Jairo Leyser
5. Leo Preto
6. Cau Tenente
7. Diogo Ferreira
8. Vera de Samir
9. Pr Mateus
10. Elismar da Madeireira
11. Martha Honorato
12. Pr Ederson Dantas
13. Nagila Lemes
14. Vandim
15. Dani Mulher Cristão
16. Vitoria
17. Vanusa
Somente neste há 3 vereadores: Cau Tenente, Branquinho e Diogo, mais nomes bons de voto, Deley, Pr. Éderson, Vera de Dr. Samir, ente outros. O partido pode conquistar de 2 a 3 vagas no legislativo.
Nomes como Northon Neiva ainda não fecharam, promovendo uma correria nos bastidores.
Além dos medalhões, pessoas com votação na casa dos 200 votos também estão sendo “caçados” com ânsia pelos colegiados partidários. Estes seriam as escadinhas para as legendas atingirem o coeficiente eleitoral (calculado para a casa dos 3.700 votos, no qual o grupo conquista uma cadeira na Câmara – elegendo o mais votado de seus pares).
Até o final do dia muita água vai correr por debaixo da ponte nos bastidores políticos deste sábado em Teófilo Otoni (e cidades da região).