campanha
Restaurante Irmã Zoé

União de todos para o bem de Ladainha

As grandes inflexões estruturais na história brasileira foram provocadas por decisões tomadas em momentos de crise e de desafios aparentemente sem alternativas. As mudanças ocorridas no Brasil propiciaram a modernização do Estado brasileiro e promoveram a industrialização e o crescimento econômico, ao longo de várias décadas. Passados os últimos 50 anos, a redemocratização do país marcou uma nova inflexão histórica indissociável da mudança geopolítica e econômica mundial.

Da mesma forma, a política social brasileira, nas décadas de 1930 e 1980, teve seus grandes momentos de conformação e mudança. Com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, em 1930 com uma importante fase de expansão dos direitos sociais no país.

No entanto, a implementação desse novo modelo foi dificultada pelos desafios impostos no cenário internacional e, sobretudo, pela conjuntura interna da economia brasileira que combinava taxas de crescimento baixas com taxas de inflação explosivas, penalizando, principalmente, os estratos sociais de mais baixa renda. Enquanto a inflação minava o poder de compra dos salários, o nível de atividade econômica reduzido não era capaz de gerar os postos de trabalho necessários para absorver o contingente de novos trabalhadores em busca de oportunidades.

No âmbito da política social nos últimos anos o estado cedeu o que tinha e o que não tinha para permanecer no poder. E a crise político-econômico, assim como as interligações entre as políticas econômica e social, tem se transformado no entrave para a manutenção do estado social atual. As mudanças que emergiram na sociedade brasileira trouxeram reflexos nas políticas dos municípios, afinal, é no município que as coisas acontecem.

Algumas dessas mudanças foram positivas, como a redução do

contingente populacional em situação de pobreza, da desigualdade de renda, do desemprego e do número de vínculos informais no mercado de trabalho; entretanto, outras mudanças representaram desafios para as políticas sociais e tem transformado o Brasil nos últimos dias de forma ruim.

A redução da pobreza ocorreu em razão da expansão das transferências de renda, em particular a ampliação do Programa Bolsa Família com grande impacto nas áreas rurais do Nordeste, o núcleo histórico da pobreza no país.

Com as mudanças recentes na conjuntura econômica, marcada pela substancial redução do crescimento econômico (com perspectiva de crescimento negativo em 2015 e 2016) e pelo aumento das taxas de inflação associado às políticas de ajuste fiscal, com cortes substanciais de recursos na área social, as conquistas obtidas na década passada, tanto no mercado de trabalho como nas demais áreas da política social, estão sendo ameaçadas.

Caso essa trajetória, podemos vislumbrar um cenário com baixa integração da política social com a política econômica, adoção de políticas compensatórias para o mercado de trabalho, revisão da política de valorização do salário mínimo com estagnação/redução no valor dos benefícios.

Diante desse cenário, as fragilidades políticas se apresentam no país e nos municípios. As políticas públicas do governo federal vêm fazendo agua e atingem diretamente os municípios.

Ladainha vem sendo impactada também com essas politicas. Já não é mais possível continuar crescendo a todo vapor. É preciso continuar caminhando de forma responsável e num ritmo necessário até que a crise se disperse. Nesses momentos é preciso a união de todos. Nenhum município cresce ou desenvolve apenas pela força humana ou por um discurso bonito. Os resultados são frutos de políticas de governo em todas as esferas.

Nesta hora de dificuldades o dialogo e a união são fatores extremamente necessários e a oposição precisa se conscientizar de que é preciso focar no trabalho para o bem de Ladainha.

E falando em união de forças, tivemos a grata honra de receber em nossos quadros o Dr. Sebastião, advogado e jornalista atuante, Diretor do V15 e do Jornal A Verdade, este, com circulação em Ladainha. Uma enorme satisfação para todos nós do governo de Ladainha. Dr. Sebastião é conhecido por ser ponderado e sempre buscar no diálogo a solução para qualquer problema. Sua presença em nossos quadros da política municipal é certeza de que teremos ainda mais força para continuar a trabalhar para o bem estar de Ladainha. Seja bem vindo Dr. Sebastião.

Dr. Joao Domingos é advogado, escritor, vereador em Ladainha, pós-graduado em Direito Administrativo, Ambiental e Docência do Ensino Superior

Compartilhe :