Ao passo que empresas nacionais e principalmente internacionais anunciam investimentos bilionários para a extração do mineral Litio, utilizado para a fabricação, em sua maioria, de baterias elétricas para carros elétricos, dentre outros usos modernos que vem tomando conta do mercado mundial, seus dois municípios base das principais jazidas sofrem com uma questão surreal, se relacionarmos os preços dos investimentos com a pista de escoamento.
Os 45 KM entre Aracuaí a Itinga estão em situações precárias demais para a intensão movimentação de carretas, sem contar a de veículos e ambulâncias, visto que a via liga cidades como Itaobim a outras cidades depois de Araçuaí.
“Essa é a BR-367, a ‘BR da Vergonha’, no trecho entre Itinga a Araçuaí. Isto aqui é o retrato do descaso. Todos os dias temos que correr sérios riscos trafegando aqui nesse trecho, porque há muitas crateras abertas, e não se faz absolutamente nada. E isso já há muito tempo. A gente vem cobrando, e mesmo assim nada foi feito”, reclama o usuário da via, que conclama intervenções do Dnit.
Nota do jornal
Em certos momentos de maior desgaste da pistas equipes das Prefeituras de Itinga e Araçuaí fazem reparos pontuais em partes cruciais da rodovia federal. Mas enquanto um trabalho portentoso do órgão nacional não acontecer, o apelido de BR da Vergonha perdurará, principalmente nestas épocas, onde voos chegam para as cidades ligando a capital a Araçuaí e Salinas, com investidores estrangeiros desembarcando para aportar bilhões na região, tendo de se deparar com uma rodovia lamentável como esta, onde colocarão seus caminhões para transporte (quando não terceirizam).
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