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Vagas do Faixa Azul começam a serem ocupadas em Teófilo Otoni

“A cidade parece estar entendendo os benefícios do sistema”, ressaltou um dos proprietários ao jornal ao notar, nesta semana, uma maior ocupação das vagas do estacionamento rotativo, bem como a diminuição de ilicitudes no preenchimento dos espaços

TEÓFILO OTONI – O Faixa Azul de Teófilo Otoni, o estacionamento rotativo da cidade, implantado a partir do dia 15 de janeiro deste ano, vem promovendo uma democratização do espaço público na área central, é o que avaliam especialistas e populares ouvidos pela reportagem. “O trânsito no centro era infernal. Não era fácil conseguir uma vaga para estacionar. A solução era pagar um absurdo pela hora vaga em estacionamentos particulares. Além disso, a movimentação de pedestres era complicada devido o tanto de veículos que trafegavam de maneira desordenada”, avaliou o agente penitenciário Nedir Monteiro, 42 anos. “Agora está uma paz”, avaliou ele.

Sistema conta com um mapa digital, com a realidade da ocupação de todas as vagas, num sistema amplo, ágil, moderno e interligado com a Polícia Militar
A sede da empresa, na rua Padre Virgulino, conta com uma central direta de atendimento ao cliente

São em torno de 1.800 vagas de estacionamento disponibilizadas nos principais corredores de tráfego do grande Centro. Destas, 5% são para idosos e 2% para deficientes físicos, conforme preconizado por lei.

Para cada hora ocupada, o condutor paga o valor de R$ 2, podendo ficar até duas horas em cada espaço, garantindo assim a rotatividade.

Tecnologia ágil e moderna

Em torno de R$ 3 milhões foram investidos na implantação do sistema, que conta com os mais modernos equipamentos tecnológicos do setor

O estacionamento rotativo conta com um moderno sistema de interação com o usuário. Quem for adquirir créditos para estacionar dispõe de um amplo e tecnológico parque de opções, da compra direta com os monitores espalhados pelas ruas às vendas pela internet, além dos terminais de compra implantados em vários pontos do Centro. Há, por exemplo, um app no Google Play e na App Store para quem quiser adquirir créditos em casa, antes mesmo de sair à rua. É só baixar o aplicativo no celular e utilizar do serviço. “O sistema é ágil, simples e eficaz”, destacou Nilza Rodrigues, 60 anos. Ela é aposentada, mora no bairro São Cristóvão, e vai ao centro apenas resolver compromissos rápidos. “Eu rodava muito tempo de carro até encontrar uma vaga. Muitas vezes estacionava longe do meu destino. Atualmente, vou, pago em torno de R$ 4 e resolvo tudo que tenho de fazer de uma vez só. Sempre consigo estacionar no miolinho do centro. Para mim está muito cômodo”, disse. As compras dos créditos ela faz ainda em casa, via internet, com a ajuda dos filhos.

Na sede da empresa que administra o serviço, a SPE Park, situada na rua Padre Virgulino, há um aparato tecnológico de ponta. Lá, agentes verificam as vagas existentes e a regularidade de sua ocupação, num mapa digital disposto em telões de led. A experiência conta com um engenheiro próprio, responsável pela programação e acompanhamento, a todo instante, da movimentação veicular nas áreas taxadas. Na sede também são realizadas atendimentos diversos ao público, esclarecimento de dúvidas, recebimento de reclamações, entre outros tópicos.

Outro benefício desta tecnologia, é que o mapa digital é compartilhado com a Polícia Militar. Ou seja, em caso de alguém cometer um crime de posse de um veículo, e querer escondê-lo na região central, o mesmo pode ser interceptado pela tecnologia do Faixa Azul, e visualizado pela PM, para assim tomar as medidas judiciais cabíveis.

Todo o serviço é acompanhado de perto pelo Departamento Municipal de Trânsito. A ele compete fiscalizar o cumprimento da exigências por parte do Faixa Azul, bem como notificar infratores na hora da ocupação irregular das vagas disponibilizadas.

Empregabilidade e renda para o Município

Além dos 50 funcionários já contratados (com carteira assinada), diariamente levas de pretensos novos trabalhadores passam por uma triagem na sede da empresa, visto que a mesma está gradativamente aumentando seu corpo técnico

Para a implantação do serviço da zona azul em Teófilo Otoni cerca de R$ 3 milhões foram investidos. Houve ainda a contratação de mais de 50 pessoas, somente em empregos diretos. E novas contratações estão a caminho. Quando a reportagem visitava a sede da empresa, grupos de até 30 pessoas chegavam para as seleções. “No decorrer deste mês o número de contratados deve chegar a 80”, garantiu um dos dois sócios proprietários em conversa com o jornal.

Vale salientar, ainda de acordo com os empresários, que do valor arrecadado, 16% são destinados ao cofres do município, recurso este que pode ser reinvestido na própria malha viária, melhoramento do calçamento de ruas, na sinalização, etc.

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