A Polícia Militar do Meio Ambiente de Malacacheta registrou dois Boletins de Ocorrência contra denúncias de que o secretário de obras do município estaria armazenando madeiras de lei em sua casa.
No primeiro BO o vereador Emilson Ferreira, popular DJ Cobra, denunciou que viu uma picape branca com logos e funcionários da prefeitura transportando ripas de madeira protegidas da flora brasileira, saindo da casa do secretário para realizar um serviço particular (conforme vídeo).
No segundo BO o mesmo vereador denunciou ao Ministério Público que o secretário guardava em sua casa madeiras de Lei.
Em cumprimento a operação Nossa Senhora da Aparecida, de combate a supressão vegetal pelo MP, a PM do Meio Ambiente foi até a casa do secretário, mas o mesmo não estava. Segundo o BO lá foram encontradas: 42 pranchas de madeira nativa serrada, das espécies vinhático e Moreira.
Posteriormente os PMs ligaram para o secretário comparecer ao quartel e explicar a origem das madeiras. Este foi até a instituição, e disse que as pranchas vinhático eram fruto de umas árvores que haviam caído na pista, e pertenciam a um vereador, e que ele estava apenas guardando as mesmas para o parlamentar. Já as ripas da espécie Moreira eram fruto do corte de 2 árvores na área de construção da usina de reciclagem e do aterro sanitário municipal, e que ele iria construir cadeiras para a Prefeitura de Malacacheta com as mesmas.
O secretário se negou a assinar o termo de infração. Como o secretário não assinou ele foi cientificado de seu auto de infração via WhatsApp pela PM.
Sobre o transporte no carro da Prefeitura, conforme o termo da promotoria, a PM acabou registrando um BO.
O caso segue sob investigação do MP de Malacacheta.