Caso inédito na região
No dia 02 de outubro de 2023 (última segunda-feira) houve uma reunião extraordinária na Câmara Municipal de Ladainha, que culminou com a cassação do vereador Ruy Carlos (PSB).
O processo ocorreu por falta de decoro parlentar do parlamentar na criação ilegal de pássaros silvestres. A polícia ambiental realizou diligência na casa do vereador, realizando autuação, apreendendo os pássaros e multando o vereador, sendo que o mesmo já tinha admitido essa prática, inclusive em épocas anteriores.
O crime foi lavrado em ocorrência policial. “Crime este considerado grave, e praticado por uma agente do legislativo, ao qual dentre as funções cabe a ele fiscalizar e respeitar as leis brasileiras”.
A sessão na Câmara foi marcada por momentos de tensão como o dito acima, e segundo os presentes, o vereador usou seu tempo de defesa para proferir ataques, inclusive pessoais aos demais colegas de vereança.
Também decorre como elemento que levou para investigação, uma denúncia ainda mais antiga, de que o vereador utilizou de veículo oficial da Poder Legislativo para transporte de aves silvestres para Belo Horizonte, fato considerado gravíssimo, que também está em investigação.
Com todos os fatos apurados, transcorrido processo e direito de ampla defesa do vereador, a votação ocorreu, e o resultado no placar foi por 8 a 3 para a cassação do vereador Ruy Carlos.
A vaga ficará para a sua suplente, Ermelinda Camargos.
O espaço do @jornaldiarioteo para o vereador se manifestar após seu processo de cassação concluído.
Arrastando para o lado está um pedido de liminar do agora ex-vereador de Ladainha Ruy Carlos, indeferido pela justiça.