campanha
Restaurante Irmã Zoé

Vereador Fábio Lemes consegue doação de ambulância para associação renal

Doação contou com a presença da diretoria da AADORETO, proprietários do Hospital Filadélfi a e o presidente da Câmara Municipal,
vereador Fábio Lemes

TEÓFILO OTONI – A Associação dos Amigos dos Doentes Renais de Teófilo Otoni (AADORETO) recebeu, nesta quinta-feira (16), uma ambulância para o transporte dos pacientes de doenças renais da cidade. A cerimônia de entrega aconteceu no estacionamento do Hospital Filadélfia, a partir das 15h. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lemes (PTdoB), a diretoria da AADORETO, os proprietários do hospital (os médicos Márcia Ramalho Santos e Marcelo Penchel Santos) e funcionários, além da imprensa local.

A ambulância foi conseguida após a interlocução de Fábio Lemes junto à Septro de Teófilo Otoni. Segundo ele o veículo estava ocioso na entidade, que aceitou fazer a doação após a explanação sobre as dificuldades vividas pela AADORETO em relação ao transporte dos pacientes de doenças renais, em especial aos que fazem hemodiálise.

A ambulância foi conseguida junto à Septro, via intervenção do presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lemes, para o uso dos pacientes de doença renal de Teófilo Otoni

Segundo o presidente da associação, Danilo, os doentes renais terão mais comodidade no quesito locomoção. “Agora teremos um transporte de urgência e emergência a quem precisa. Aquele paciente que conseguiu o transplante de um rim em Belo Horizonte, mas não tem condições de se locomover com o cuidado necessário até lá, poderá utilizar a ambulância”, destacou. Ele disse ainda que Teófilo Otoni possui em torno de 300 pacientes com problemas renais. Ainda de acordo com o presidente, a instituição funciona por meio de doações e do voluntariado. “Inicialmente iremos nos revezar (integrantes da associação) na direção da ambulância para o transporte dos pacientes. Com o tempo, após articularmos doações que custeiem o serviço, vamos implantar uma central de atendimento com um motorista disponível especificamente para atender os doentes renais da cidade que passam pelos nossos hospitais e precisam do serviço urgente de transporte, seja dentro do próprio município, seja para outras cidades de tratamento, como Belo Horizonte, por exemplo”, salientou Danilo.

A associação poderá ser acionada pelos próprios hospitais ou pacientes que necessitaram da ambulância para sua locomoção.

 

Mandato popular

 

O vereador Fábio Lemes destacou que, desde sua campanha o foco do seu discurso [e futuro trabalho] seria a busca de soluções para os problemas que afligem a sociedade teófilo-otonense. “O meu entrar na política, ao ser candidato a vereador, não era me tornar mais um. Muito menos almejei entrar na vida pública como trampolim para questões pessoais. Entrei na política porque entendi que são quatro anos onde posso ajudar a minha cidade, a quem precisa, em resumo, fazer o bem, sem olhar a quem”.

Sobre escolher a AADORETO para o recebimento da ambulância, seu primeiro ato de doação desde a posse (01 de janeiro deste ano), a resposta foi enfática. “É uma causa que acompanho desde quando me entendo por gente. Comecei a trabalhar aos 15 anos de idade no consultório da Dra. Márcia Ramalho, médica nefrologista. Desde pequeno vi o sofrimento das pessoas que tem doença renal. Depois desse meu primeiro trabalho fui ser peão de obra na construção do Hospital Filadélfia, para depois trabalhar na direção da clínica. Ou seja, em mais de 15 anos de existência do hospital acompanho a luta dos pacientes de doenças renais crônica. Já vi pessoas chegarem de madrugada a este hospital, chorando de dor, com rim disponível em Belo Horizonte para o transplante, mas sem um veículo adequado que fizesse o transporte, a ponto desta pessoa perder o rim então disponibilizado e, conseqüentemente, ter que ficar fazendo diálise três vezes por semana. É um quadro muito sofrível o destas pessoas. E por estas e outras dificuldades que escolhi a AADORETO para receber esta ambulância”, concluiu.

Ainda de acordo com Fábio Lemes, seu gabinete procura interagir com outras instituições da cidade, que possuam veículos, máquinas e/ou outros mecanismos não utilizados e que venham a servir a entidades necessitadas, por meio da doação dos mesmos, com a finalidade de atender pessoas e grupos em estado de vulnerabilidade social em T. Otoni.

 

(Fotos crédito: Boy Fotógrafo)

 

Compartilhe :