O balanço aconteceu durante entrevista exclusiva ao Jornal DIÁRIO
TEÓFILO OTONI – Próximo ao final do mês de recesso da Câmara Municipal (janeiro) e o início da Semana de Reuniões Ordinárias do ano de 2018 (fevereiro), a vereadora Tina (PT), concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal DIÁRIO de Teófilo Otoni, em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (30). Nela foi falado sobre as atividades desenvolvidas pelo gabinete parlamentar da vereadora no ano de 2017, o trabalho dela como líder do governo, bem como as ações previstas para 2018.
Balanço 2017
Em relação aos trabalhos do gabinete parlamentar, a vereadora Tina destacou os principais pontos realizados no ano de 2017, enfatizando o Gabinete Itinerante e a defesa da pauta das mulheres. “Nosso mandato tem compromisso com a população de todo o município. Com os moradores dos bairros e da zona rural. Por isso, entre as nossas ações implantamos o Gabinete Itinerante. Nele levamos o nosso trabalho para mais perto das pessoas. Por meio desse processo a população nos transmite suas demandas. Depois, pegamos estas reivindicações, as protocolamos e repassamos para o chefe do executivo. Sabemos que nem todos os pedidos podem ser realizados. Nesses casos conscientizamos cada um das possibilidades a serem tomadas, do que é de competência da Prefeitura realizar e do que é possível ser feito. Outra ação importante diz respeito ao fortalecimento da presença feminina na sociedade, com a realização do 2º Encontrão de Mulheres do Mucuri, evento este realizado em parceria com outro importante eixo de trabalho do nosso gabinete, o Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri, o GMOM. Este evento contou com a presença de mais de 200 mulheres e várias autoridades municipais. Momento de interação, de empoderamento feminino e de discussão do papel da mulher na sociedade atual brasileira”, destacou a vereadora.
Liderança legislativa
Em relação a sua atuação como líder do governo municipal na Câmara de Vereadores, e no relacionamento do prefeito Daniel Sucupira (PT), Tina foi enfática: “Foi um ano muito tranqüilo de relacionamento entre o legislativo e o executivo. Apesar da crise financeira e dos conseqüentes percalços que enfrentamos por isso, foi um ano de muito trabalho e entendimento entre os poderes”.
Sobre o ano de 2018, ao ser perguntada se esta relação continuará harmônica, Tina disse não ter dúvidas do prosseguimento do trabalho em parceira. “Ninguém trabalha no legislativo querendo o pior para a cidade. Já vivemos um momento de grave crise. Se entrarmos em relação conturbada quem tem a perder é a cidade. O prefeito Daniel Sucupira conseguiu administrar bem dentro das dificuldades. Houve importantes avanços e a Câmara reconheceu isso”, disse.
2018 consciente
Para 2018, as palavras da vereadora foram sobre conscientização. “Devemos cobrar sempre sim, mas a população também tem de fazer o seu papel. Votar consciente, eleger quem está realmente preocupado com a melhoria de vida das pessoas e da cidade. E também cuidar da cidade. Não jogar lixo na rua, respeitar as regras de convivência em sociedade. Outra questão importante é a participação nas reuniões da Câmara. Para cobrar e acompanhar os vereadores em seu trabalho. Com uma população consciente, todos temos a ganhar”, finalizou.