Um dos portais mais acessados do Brasil, com milhões de acessos diários, replicou na capa do portal a notícia do assassinato na manhã desta sexta-feira (28) do jovem Daniel Gonçalves de Araújo, o “DG”, de 24 anos de idade, morto a tiros enquanto atendia um cliente, dentro da barbearia que era sócio-proprietário, no Centro de Nanuque.
Infelizmente a violência na região vai ganhando cada vez mais os grandes jornais, a grande imprensa do país, Brasil Urgente Minas, G1 Brasil, a violência em geral e o número de assassinatos está chamando a atenção, de maneira negativa, o Nordeste de Minas Gerais na mídia brasileira.
“DG” era casado e muito querido em Nanuque, segunda maior cidade da região, que vive há cerca de 3 anos uma alta onda de violência urbana. Os homicidas tem tido características semelhantes. Dois indivíduos de moto vestidos de preto.
Opinião do jornal
É preciso uma intervenção para além da segurança pública (também necessária), mas social, de base. Para que ao falecer um indivíduo, outro não entre no lugar das tristes estatísticas da violência, na maioria dos casos, por envolvimento com atos ilícitos.
É preciso conscientização, cultura, oportunização e oportunidades. E todas estas “reformas”, sem a presença do Estado (governos), em parceria com entidades público, sociais e privadas, é impossível ser postas em prática.
É o que mostram as experiências dos países ditos desenvolvidos, tanto os de cunho liberal ou sociais democrata.