O ex-presidente e o senador foram escolhidos pelo governador mineiro para receber a tradicional homenagem nesta sexta, 21 de abril, Dia de Tiradentes, feriado nacional da Inconfidência Mineira
DA REDAÇÃO – Ao som de uma trilha aleatória, que incluiu a música de abertura da série Game of Thrones, da HBO, o governo de Minas Gerais realizou, nesta sexta-feira (21/4), em Ouro Preto, na Região Central do estado, a 71ª cerimônia de entrega das medalhas da Inconfidência Mineira, com a presença do ex-presidente Michel Temer (MDB) e do senador Sergio Moro (União Brasil), homenageados com outras 170 pessoas e instituições.
Temer esteve ao lado do governador Romeu Zema (Novo) durante todo o evento. Ambos colocaram flores para Tiradentes e desfilaram entre os Dragões da Inconfidência.
“Os avanços que temos como nação começaram a ser conquistados pelo sangue mineiro derramado na Inconfidência e isso não pode ser esquecido jamais”, afirmou Zema. O governador também elogiou o governo Temer por acabar com o “fantasma da ruptura institucional.”
O ex-presidente do Brasil foi escolhido para receber o Grande Colar, principal honraria da homenagem e que condecora somente chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União. Ele entra para uma seleta lista, que também inclui o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros ex-presidentes, tais como Dilma Rousseff (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
21 de Abril
O Dia da Inconfidência Mineira foi escolhido por causa da data da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em 1792. Já a medalha, foi criada em 1952, pelo então governador Juscelino Kubitscheck. Durante as comemorações deste dia 21 de abril, a cidade de Ouro Preto volta a ser, de forma simbólica, a capital do estado.